Reconciliação

Reconciliacao

ISRAEL

Desejamos viver uma vida de arrependimento e reconciliação. Muitas vezes esperamos que o outro venha nos pedir perdão. Mas Jesus nos ensinou: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.” Mateus 5.23-24. Este princípio tem transformado nossa comunidade. As palavras – “Perdoe-me”podem mudar tudo. O que é válido para a vida em comunidade, é válido para nossas famílias, trabalho, cidade e nação.

Nossa Irmandade nasceu após a tragédia do Holocausto nazista na Alemanha e as Irmãs foram sempre confrontadas com a culpa do seu povo alemão contra o Povo Escolhido de Deus. Elas procuraram amenizar as profundas feridas que as levou, em 1961, a inaugurar uma pequena casa de reconciliação em Jerusalém para sobreviventes do Holocausto que permaneceu aberta até 2014. 

Quando estudamos sobre as origens do antisemitismo, somos confrontados com a longa história de 2000 anos da culpa da Cristandade contra os judeus, com a acusação injusta de “assassinos de Jesus”. Não somente a Alemanha, mas quase todas as nações foram afetadas por esta teologia da substituição – que diz erroneamente que a Igreja substituiu Israel na escolha de Deus.  Para saber mais sobre a Teologia de Substituição.

No ano 2000, com outros líderes cristãos, organizamos dois grandes Cultos de Arrependimento – em Curitiba e em Recife quando confessamos os pecados históricos contra o povo judeu. Nunca podemos reverter a história de perseguições, massacres, as Cruzadas e a Inquisição. Mas é um passo importante para sarar as feridas do povo judeu e criar o Reino de Deus.  Leia Mais em A Culpa da Cristandade para com o povo judeu.

reconciliacao-2

POVOS INDÍGENAS

No ano 2000 Deus nos despertou para saber mais sobre a história do Brasil. Mesmo vivendo aqui 20 anos como missionárias, para nossa vergonha, ainda não nos preocupávamos com o início do Brasil ou sobre os povos indígenas, os primeiros habitantes. Ficamos sensibilizadas ao saber sobre a história de abusos e escravidão, perseguições e massacres pelos brancos. Em 1500 havia mais de 3 milhões de indígenas, hoje, são menos de 350,000!  Começamos a orar para que Deus nos mostre o que podemos fazer.  E logo entramos em contato com líderes indígenas cristãos. Entendemos sua desconfiança inicial.  Mas logo ganhamos sua confiança.

No ano 2004, junto com outros cristãos organizamos uma reunião muito comovente em Dourados, MS, para confessar a culpa dos brancos contra os povos indígenas. Tivemos uma outra reunião no ano seguinte em Porto Velho na presença de líderes de muitas etnias. No mútuo pedido de perdão e de perdoar experimentamos o amor de Jesus de maneira real. Mas é um longo processo e requer uma atitude de humildade e perdão, como também frutos de arrependimento.  Um dos frutos tem sido nossa preciosa amizade com os líderes de CONPLEI - O Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas.

Leia Mais em a A Culpa Histórica para com os povos Indígenas.

Saiba Mais sobre a CONPLEI (Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas)

Veja Também: