ISRAEL
Desejamos viver uma vida de arrependimento e reconciliação. Muitas vezes esperamos que o outro venha nos pedir perdão. Mas Jesus nos ensinou: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.” Mateus 5.23-24. Este princípio tem transformado nossa comunidade. As palavras – “Perdoe-me”podem mudar tudo. O que é válido para a vida em comunidade, é válido para nossas famílias, trabalho, cidade e nação.
Nossa Irmandade nasceu após a tragédia do Holocausto nazista na Alemanha e as Irmãs foram sempre confrontadas com a culpa do seu povo alemão contra o Povo Escolhido de Deus. Elas procuraram amenizar as profundas feridas que as levou, em 1961, a inaugurar uma pequena casa de reconciliação em Jerusalém para sobreviventes do Holocausto que permaneceu aberta até 2014.
Quando estudamos sobre as origens do antisemitismo, somos confrontados com a longa história de 2000 anos da culpa da Cristandade contra os judeus, com a acusação injusta de “assassinos de Jesus”. Não somente a Alemanha, mas quase todas as nações foram afetadas por esta teologia da substituição – que diz erroneamente que a Igreja substituiu Israel na escolha de Deus. Para saber mais sobre a Teologia de Substituição.
No ano 2000, com outros líderes cristãos, organizamos dois grandes Cultos de Arrependimento – em Curitiba e em Recife quando confessamos os pecados históricos contra o povo judeu. Nunca podemos reverter a história de perseguições, massacres, as Cruzadas e a Inquisição. Mas é um passo importante para sarar as feridas do povo judeu e criar o Reino de Deus. Leia Mais em A Culpa da Cristandade para com o povo judeu.